Um ô de casa ao amanhã

A Janete de Blanco avisa que o documentário ficou maravilha, a imagem do recém-nascido, do caramba, mas não posso contar. Pra quem acha que não temos uma geração produzindo (e “geração” nem nos interessa), algumas coisas vêm rolando, sim. Com Dhynarte e André Costantin, fomos convocados a um texto danado, capaz de Caxias “vender”. Com nossos traços, que surgisse uma Caxias moderna e tradicional.

Parece que vingou, não só pra turista, mas de saída pra nós. O pessoal da Spaghetti, Juliano, Lissandro e Janete, anda em edição final. E o vídeo está surgindo beleza e vai rolar na Estação Férrea, dia 14, o velho espaço novo que o Pozenato já elogiou.

No vídeo, dei um Ô de casa antigo, essa era a idéia, saudando o amanhã. O que foi e o atual. Começa com o bebê, esse, Criúva, que não dá pra contar. Apareçam, confiram, dêem lá suas energias pro poeta Dhynarte em momento de inspiração. Pro Costantin (mesmo exilado) e as imagens que alcançou! Viadutos, colônia e bordados. CTG e uva. E umas lágrimas antigas que colocamos aí.

A nossa “Geração 90” é essa, e sem se combinar. Acabamos por nos unir, salve!, amadurecer sem caretar. O bordão é produzir. É a senha que evita rugas, pode crer!

À Estação Férrea, pois, dia 14, é o lugar. Vi o Trem Caipira lá. Bom como o Mundo Livre, o show do ano, sem relógio, atrasadão. E aplauso também para as gurias da Biblioteca, à Casa da Cultura pelo trabalho que fez. A Geração 90 de novo, na lente da mais inquieta, as fotos OK de Daniela Xu.

Por isso, chega mesmo de saudade, quero só olhar pra frente, deixar de gemada com pão. E comi desse prato, lembro, enquanto arriscava o anzol. Mas eu era um taipa, nem pra pescar servia, e daí que nunca fui bicho de mato, preferi sempre cidade e meu peixe em jornal. Embrulho, bem como esse.

E não é que o pessoal da Apadev ainda escaneia, e o Juliano me sacaneia e me faz ir lá só pra ler. Mas, valeu! A satisfação que tive, de verdade, o carinho, a felicidade que me deram, a emoção forte, arremessada, a minha tarde na Apadev valeu 2004 e mais um mês.